5 de novembro de 2013

Crescer e Pães-de-Deus

Sou sempre o primeiro a não acreditar em mim mesmo... 
"Não consegues", digo eu eu sem sequer tentar...
"Olha Jota, também achavas que não conseguias fazer uns pães-de-deus e oops, parece que estavas errado."

E isto é apenas um exemplo... Estamos a crescer! :)




Pães-de-Deus
Fonte: Revista Cozinhar é Fácil - Os Melhores Doces
Ingredientes (4 "generosos" pães)
Para a massa:
25 g de fermento de padeiro
150 ml de leite
350 g de farinha
75 g de açúcar
75 g manteiga
1 pitada de sal fino
raspa de meio limão
raspa de meia laranja
1 ovo

Para a cobertura:
80 g de coco ralado
80 g de açúcar
1 ovo grande
acúcar em pó, para polvilhar

Preparação:
Desfaça o fermento no leite morno.
Numa tigela, junte a farinha, o açúcar, a manteiga, o sal e as raspas de citrinos.
Adicione o leite e amasse bem até a massa se despegar das mãos.
Deixe-a levedar em local quente até atingir quase o dobro do tamanho.
Divida-a em quatro partes iguais e molde bolas, uma a uma.
Coloque num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha, separadas entre si..
Deixe levedar, novamente, até atingir o dobro do tamanho.
Pincele com o ovo batido e reserve.

Para a cobertura, misture o coco com o açúcar e amasse com o ovo.
Disponha pequenas (grandes) porções sobre cada bola e leve ao forno, a 190ºC, durante cerca de 25 minutos.´
Retire depois de cozidas, deixe arrefecer.
Sirva polvilhadas com açúcar em pó.






Obrigado malta, um abraço!

21 comentários:

  1. Há anos que não como e adoro,
    Os teus ficaram tão lindos, fiquei com agua na boca...já comia um.
    Um dia destes faço
    bj

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto disso! Acho que vou roubar a receita e esperar que os meus também cresçam :)
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Huuuuuuuuummmmmmmmm... Essa DELICIA eu vou ter que fazer e experimentar :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, Jota!
    Que regresso delicioso! Gosto muito de pão de deus e este, com esta camada generosa de coco fez-me mesmo crescer água na boca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei, adorei, adorei!! Vou levar a receita comigo para experimentar!!!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Também sou assim, começo sempre por achar que não vou ser capaz!! O que é certo é que quando se consegue, a satisfação é em dobro :)
    Adorei os teus Pães de Deus nome que desconhecia até ir morar para Lisboa e pedir "uma arrofada sff" e a senhora me responder que não tinha. A montra estava cheia delas e ai percebi que em quase todo o pais, é esse o nome! :)
    Já me alonguei, mas queria perguntar-te, esta receite faz quantos pães?

    Parabéns, estão fantásticos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Esqueci-me de mencionar, a receita dá para 4 pães de dimensões generosas.
      Muito obrigado

      Eliminar
  7. Ficaram com um aspecto fantástico, apetece comer já um!

    ResponderEliminar
  8. Que coisa tão boa, Jota !
    Lá por Londres também deves ter visto poucas delicias... ;)
    Adoro pão-de-Deus e tu foste bem generoso no coco que lhes colocaste (coisa que muitos não são) pois é a parte que mais gosto ! :)
    Estão lindos, perfeitos e se tu não acreditas em ti, eu acredito ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tanta coisa boa!! :)
      Pois, a parte que mais gosto é a do coco, por isso é uma mais valia fazer estes pães em casa. :D
      Um beijinho

      Eliminar
  9. Que boas recordações! Porque Pão de Deus é mesmo coisa com que crescemos, no fundo ;)
    É preciso acreditarmos em nós, senão, quem acreditará? Força nas experiências, têm ficado óptimas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Já acreditei menos em mim! Acho que a confiança vem com a idade ;)...
    E saíste-te mesmo bem nesta experiência, ficaram apetitosos e bem clarinhos como eu gosto!!!
    E, já sabes... confia em ti ;)
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Sempre a crescer e sempre a aprender!
    É incrível o que vamos conseguindo fazer. Às vezes nem eu acredito!
    Adoro pães de deus, ficaram lindos :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Adoro pães de Deus não sei porquê mas gosto tanto deles quando vou Aveiro, são tão bons.
    estes estão deliciosos e com um aspecto tentador e nem é nada dificil esta receita, tenho que experimentar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Adoro pães de Deus, e com um camada generosa de côco por cima ainda fico mais contente :) Ficarem bem apetitosos, conseguiste mesmo fazer uns pães de deus fantásticos!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Obrigado a todos pelos simpáticos comentários!! :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Jota :))
    Eu também por vezes sou um pouco derrotista! O que não deixa de me irritar! Acho que tenho melhorado de ano para ano :) por isso entendo-te!
    E que bom que é superar o que achamos que não conseguimos!
    Ficaram tão lindos jota! Dá vontade de pegar num!
    Estas de parabéns!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Eu também sou como tu em algumas coisas... por exemplo: também acho que não sou capaz de fazer pão-de-Deus!!!
    Mas, se decidir arriscar, venho cá roubar-te a receita, porque te saíram maravilhosos!
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  17. Cresceram e ficaram com um excelente aspecto!! Antigamente quando comia este bolo tirava a parte de coco, hoje em dia era a primeira que comia! Ficaram perfeitos, parabéns!

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  18. Olá Jota,
    também já fui assim " não sou capaz"... agora sou mais "Vou experimentar fazer... acho que consigo", também estou a crescer!
    Estas pães estão na minha lista "a fazer" há imenso tempo, até já me tinha esquecido deles, foi bom lembrares!
    Os teus estão divinos parabéns!
    otos de um 2014 muito feliz, com muito crescimento, projetos novos e sonhos realizados.
    Bjs

    ResponderEliminar