3 de maio de 2012

Tarte de Amendoim

Esta foi outra das receitas que fiz para o meu aniversário, retirada do fantástico Flagrante Delícia da Leonor de Sousa Bastos (da qual sou grande admirador e agradeço desde já todo o trabalho).
Mal vi as fotos sabia que tinha que fazer e posso dizer que é simplesmente deliciosa (eu e todos que a provaram) :)



Tarte de Amendoim
Ingredientes para tarte de 26cm
Para a massa:
140 g de farinha 
20 g de açúcar
100 g de manteiga
25 ml de leite

Para o recheio:
100 g de amendoim tostado, descascado e pelado
1 colher de chá de essência de baunilha
160 g de açúcar
60 g de manteiga derretida
2 gemas
100 ml de leite

Preparação:
Numa taça, misture a farinha e o açúcar. 
Junte a manteiga e trabalhe a massa sem amassar (como se de um crumble se tratasse).
Seguidamente adicione o leite e apenas una a massa.
Embrulhe a massa em película aderente e leve a refrigerar durante 30 minutos.
Unte com manteiga, polvilhe com farinha e forre o fundo de uma tarteira com papel vegetal.
Numa superfície enfarinhada estenda a massa, forre a tarteira e leve de novo ao frio por 30 minutos.
Entretanto ligue o forno a 200.ºC.
Pique a base da tarte com um garfo e leve ao forno durante 15 minutos (cozer mas sem ganhar cor, se tal acontecer tape com papel de alumínio).

Para o recheio, pique o amendoim grosseiramente.
Coloque todos os ingredientes numa taça e misture bem.
Verta o preparado na tarteira e leve a cozer durante 20-30 minutos até cozer e dourar.



4 comentários:

  1. Eu também adoro o blog da Leonor :)

    E também adoro tarde de amendoim :D A tua ficou uma recriação perfeita! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou formidável, também me "piscou o olho", quando a vi no Flagrante Delicia, então eu que adoro amendoíns:))
    Essa fatia a ver-se o interior, está brutal!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Esta tarte deve ser assim qualquer coisa do outro mundo, ou não fosse eu fanática por amendoim... :)

    ResponderEliminar