20 de outubro de 2013

Vamos lanchar? Bolo Crumble de Maçã

Olá malta!!
Dei uma "pequena" folga ao blog, pelo simples facto de perder toda e qualquer vontade de cozinhar durante o verão... Eu sei que há tanta coisa que se pode fazer, tanta fruta para ser usadas mas... Não sei, cozinhar nos dias cinzentos e chuvosos traz um conforto e cria um ambiente indiscritível e depois de tanto tempo, sabe ainda melhor.
Trago um bolo simples mas delicioso, combina alguns dos meus ingredientes favoritos desta época, maçã, canela e passas. Um contraste, entre o suave sabor da maçã com o aroma da canela e a maciez da massa com o crocante qb. do crumble.
É daqueles bolos que nos aquece, aprovado.
Vamos lanchar? :)

Aviso: Estou numa aventura, descobrir e experimentar bolos de maçã, portanto não se admirem se de agora em diante aparecerem só bolos de maçã. Já agora, se conhecerem receitas, partilhem. :)




Bolo Crumble de Maçã
Fonte: http://www.bbcgoodfood.com/recipes/2198652/apple-crumble-loaf
Ingredientes
Para a massa:
140 g de manteiga, cortada em cubos
250 g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de noz moscada
140 g de açúcar mascavado
100 g de uvas passas
1 cálice de vinho do Porto
3 ovos, batidos
2 maçãs, descascadas e cortadas em pedacinhos (ou com casca, não faz mal nenhum)
75 ml de leite

Para o crumble:
2 colheres de sopa (cheias) de farinha
25 g de manteiga
25 g de açúcar mascavado
1 punhado de nozes (não usei)

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte uma forma rectangular com manteiga e forre-a com papel vegetal.
Numa tigela, junte a farinha e a manteiga usando a ponta dos dedos, até obter o aspecto de areia molhada. Junte-lhe o açúcar.
Adicione as passas, os ovos, as maçãs e o leite e o vinho do Porto. Mexa bem.
Deite o preparado na forma e alise a superficie.

Para o crumble, junte os ingredientes numa tigela e com os dedos trabalhe até obter uma especie de areia molhada.
Espalhe o preparado obtido por cima do bolo e leve ao forno durante 50-55 minutos.
Deixe arrefecer na forma durante 15 minutos, transfira depois para uma rede para arrefecer completamente. 




Obrigado por continuarem desse lado.
Um abraço malta!

21 comentários:

  1. Querido Jota que saudades das tuas aventuras na cozinha:) tens razão, de vez em quando é preciso dar folga às rotinas. É preciso retemperar vontades!
    Eis que apareces com este bolo delicioso, sou fã de bolos de maçã, tenho alguns no blogue.
    Beijinhos, bom Domingo.

    ResponderEliminar
  2. Que bom regresso!!
    Gosto muito do crumble nos bolos, aquele crocante por cima da massa macia vale tudo.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Também sou amante de maçã, canela e passas! Daquelas combinações que combinam sempre bem :)
    Mais um excelente bolo, como já é teu hábito!

    Deixo-te a receita de um dos meus bolos preferidos: http://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2013/08/bolo-de-maca-e-canela-o-eleito.html

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro bolos com crumble, e se forem de maça então melhor ainda.
    O teu ficou lindo e deve ser mesmo uma delicia,
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bonito bolo de maçã, eu adoro!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá Jota!
    Venho de passagem e vi um bolo de maçã! Tive que parar e deixar um comentário, porque achei piada qd dizes que apartir de agora serão só experiencias identicas!
    Pois terás mto que experimentar e nunca ficarás satisfeito!
    Este está aprovado!
    Beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  7. Ah, assim brinco!!! Maravilhoso bolo de maçã, com um aspecto deliciosamente caseiro, adorei! O interior parece húmido, tipo queijada, hummm...
    Beijinhos, bom regresso e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Bom regresso;) o bolinho esta fantastico...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ser hora de almocar e de eu ainda nao ter almocado, comia uma fatia desse bolo na boa. Ficou com um ar fantastico...mas eu sou suspeita, pois sou muito gulosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E assim se regressa em grande :)
    Vou a caminho do lanche, pode ser com um chazinho sim? :)
    Eu tb perco a vontade de cozinhar no verão, não te espantes. Acho que os dias frescos com o forno ligado, a cozinha tem magia :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  11. Que saudades!
    Bem-vindo de volta!
    Que maravilha este bolinho! Adoro bolos com fruta! E a maçã não pode caracterizar melhor a estação, não é verdade? :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Jota,
    Sinto-me como tu, no verão pouco me apetece a cozinha!
    Ainda bem então que voltou o outono (ai! que saudades do verão)!
    O teu bolo está tão bonito, gosto dos ingredientes, da cor do interior, imagina-se tão bom... que bem sabia acompanhado por um chá agora, no meio deste temporal!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Jota,
    estava cheia de saudades :)
    E que bolinho bom! Percebo bem, mesmo conforto.
    Adoro bolos de maçã com crumble,e canela, que maravilha.
    Obrigado pelo carinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Oi Jota obrigada pela tua visita la no meu cantinho, e assim eu tive a oportunidade de descobrir o teu, sabe que concordo contigo, prefiro cozinhar nos dias frios e cinzentos, noa calor me falta ânimo para preparar alguma coisa, eu adoro bolo de cenoura o teu ficou bem apetitoso, bjs !!!

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, Jota!
    Que bolo maravilhoso! Também adoro bolos de maçã... acho que vir aqui descobrir mais uns quantos vai ser um verdadeiro prazer!
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Jota,
    que belo regresso, pois eu adoro bolos de maçã e nesta altura do ano são tantas aqui por casa e bolos não faltam, já fiz um que está no blog que para além de simples é delicioso.
    O teu bolo está mais que aprovado a textura parece ser mesmo deliciosa e que cor fantástica, perfeito memso para estes dias de chuva.

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Olá Jota :)

    Estava a ver até quando permanecerias escondidinho atrás do muro, connosco sempre aqui a espreitar-te ! :)
    Em boa altura regressaste, pois que as pausas também fazem parte da Vida e servem para recarregar energias e fazer balanços nas nossas vontades !
    Fico contente em ver que a balança pendeu para a cozinha, mesmo que o Verão nos afaste mais dela (a mim também, acredita!) !

    E a tua cozinha sorriu, ao ver sair um bolo tão perfumado, tão lindo e fantástico, perfeito para um dia outonal e bem acompanhado por uma chávena de chá !
    E com crumble... ai, que perdição ! :)

    Viva o Outono ! :))))

    Um beijinho *

    Isabel
    Blog do Chocolate
    Brisa Maritima

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida que concordo contigo, cozinhar em dias frios dá um prazer redobrado :) Quanto aos bolos de maçã por mim podes abusar na quantidade, adoro bolos com esse fruto por isso vou adorar! Este bolinho ficou com um aspecto bem delicioso, agora fiquei com vontade de comer uma fatia :p

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  19. Obrigado por continuarem desse lado. :))

    ResponderEliminar
  20. E ainda bem que voltaste! E logo com um dos meus bolos preferidos, adoro bolos de maçã! Ficou com um aspecto delicioso :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar