21 de julho de 2013

Éclairs de Chocolate

Há quem os adore, há quem os odeie, há quem não lhes consiga resistir, há quem lhes seja indifirente...
Para dizer a verdade não são os meus bolos favoritos... Claro que como guloso que sou, se os tiver por perto, não lhes resisto, mas não é para eles que olho primeiramente assim que entro numa pastelaria.
Fiquei a saber que éclair significa em francês "relâmpago" e parece-me um nome bastante apropriado, uma vez que estes bolos/bolinhos, ainda por cima feitos em tamanho pequeno, desaparecem num instante.
Aliás foi a única reclamação que recebi... "Os éclairs são muito pequenos"...(correu bem, desta vez)

Gostam? Não gostam? Nunca provaram? :)





Éclairs de Chocolate

Fonte: Livro "Le Cordon Bleu, Receitas Caseiras - Pastelaria" e "O Melhor da Pastelaria - Técnicas e Ingredientes"
Ingredientes (12 unidades minis)
Para a massa de choux:
75 g de farinha
50 g de manteiga sem sal, cortada em cubos
1 pitada de sal
2 colheres de chá de açúcar 
2 ovos

Para o creme de pasteleiro: (não é necessário fazer a receita toda, mas o que sobrar pode ser comido, tipo leite creme)
500 ml de leite
150 g de açúcar fino
1 casca de limão
25 g de farinha
25 g de maisena
4 gemas

Para a ganache de chocolate:
75 g de chocolate, cortado em pedaços
75 g de natas

Preparação:
Para a massa, peneire a farinha para cima de uma folha de papel vegetal.
Junte 125 ml de água, a manteiga, o sal e o açúcar num tacho e leve ao lume. 
Logo que levante fervura, retire o tacho do lume e adicione a totalidade da farinha, de uma só vez.
Mexa bem com uma colher de pau.
Leve novamente ao lumee continue a mexer até a massa se soltar das paredes do tacho e formar uma bola lisa.
Retire a massa do lume e transfira-a para uma tigela.
Bata ligeiramente os ovos.
Usando uma colher de pau ou batedeira eléctrica, incorpore os ovos na massa, adicionando uma pequena quantidade de cada vez e batendo bem entre cada adição.
A massa estará pronta a ser usada, quando estiver lisa, espessa, húmida e brilhante.

Aqueça o forno a 180ºC e cubra um tabuleiro com papel vegetal.
Transfira a massa cozida para um saco de pasteleiro munido de um bico médio e liso e forme troncos com cerca de 8-10 cm de comprimento, no tabuleiro.
Pincele ligeiramente com o ovo batido (não deixar escorrer para os lados, pode impedir a massa de crescer uniformemente). Pressione delicadamente com um garfo.
Leve ao forno, cerca de 30-35 minutos, ou até a massa ficar estaladiça e dourada.
Retire, imediatamente, do tabuleiro e coloque sobre uma grelha, para arrefecer.

Prepare o creme de pasteleiro, ferva 400 ml de leite com metade do açúcar e casca de limão.
Misture o restante açúcar com a farinha e a maisena. Junte o restante leite, que reservou frio, e misture.
Acrescente as gemas ao preparado anterior e mexa bem.
Verta-lhe o leite quente, mexendo sempre.
Leva a cozer, até ficar espesso.
Retire a casca de limão do preparado e transfira-o para outro recipiente. Tape com película aderente, que deverá ficar "colada" ao creme, para não ganhar crosta e deixe arrefecer.

Para preparar o ganache, coloque o chocolate numa tigela. 
Leve as natas ao lume até levantarem fervura e deite-as sobre o chocolate.
Deixe repousar por segundos e, depois, mexa delicadamente, até o chocolate estar completamente derretido e incorporado.

Com ajuda de uma faca afiada, abra uma fenda na parte de baixo de uma das extremidades de cada éclair.
Coloque o creme arrefecido numa tigela, bata até uniformizar e transfira para um saco de pasteleiro, munido de um bico pequeno.
Segure cada éclair na mão e recheie a totalidade da cavidade, parando quando sentir que a massa começa a expandir-se.
Usando uma faca ou uma espátula pequena, espalhe cuidadosamente o ganache pelo cimo dos éclairs.
Conserve-os num local fresco, até que o ganache solidifique.



Boa semana malta!
E obrigado a todos que por aqui passam. :)
Um abraço

29 comentários:

  1. Não sou grande apreciadora, mas confesso que adorei o aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Também não são os meus bolos favoritos, mas se vir um com bom aspecto como todo o gosto :) mas só gosto dos eclairs franceses, não gosto dos "rins" :P
    Os teus ficaram com óptimo aspecto, ficaram maravilhosos!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Ui,ui....Adoroooo!!!E rins????Hummm, estou com água na boca!
    E se eram pequenos mais uma desculpa para comer dois....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Ficaram com um aspecto delicioso! Já comia um :)

    ResponderEliminar
  5. Olá! Eu pertenço ao grupo daqueles que os adoram... e a estes não os resistia!...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. éclairs caseiros é do melhor que há :)
    os teus ficaram com muito bom aspecto!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Pois eu adoro, e de café muito mais, confesso que também não são os meus bolos favoritos mas que são bons ai isso são.
    destes tenho a dizer que parecem acabados de sair de um pastelaria, estão perfeito, acho que não consigo fazer assim tão direitinhos:)
    Pode ser então um já...

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Ai que maravilha, que preciosidade!!!! Como te atreves a postar esta delícia fora do alcance dos meus dedos??!!!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Jota :)

    Não só gosto como adoro ! ;)
    Adoro a massa "choux" que se usa na confecção destes e de outros, igualmente deliciosos, bolinhos (como os profiteroles, por exemplo) !

    Digo-te já que te saíste lindamente, estão perfeitos, iguais aos de qualquer pastelaria de renome !
    Pena ir daqui embora sem sequer lhes sentir o aroma !
    Mas tive a sorte de os contemplar !
    E adorei !
    Estão lindos ! :)

    Beijoquita *

    ResponderEliminar
  10. Jota,
    que lindos! Estão um encanto os teus eclairs :)
    Só de olhar para eles apetece comer :)
    Estão de facto um mimo!
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Jota,
    ficaram perfeitos!!
    Não são de todo os meus bolos favoritos, mas a olhar para os teus mesmo lindos, fiquei com vontade de comer uns dois :) Perfeitos!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Tenho a declarar que comprei uns mini-éclairs manhositos num hiper aqui perto, na falta dos teus!!!
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Que coisa tão boa! Ficaram perfeitos!
    Adoro estes bolos e faz muito tempo que não os como...

    ResponderEliminar
  14. Que óptima ideia ;) Adoro creme de pasteleiro e esses eclairs estão com um óptimo aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu também não lhes resisto, por isso só os fiz uma vez. É compulsivo .
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Ai o que eu dava para comer agora um eclair :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  17. E para quando nova receitinha, Jota ? :)
    Estamos à espera... ;)
    Diz-me que ninguém nos lê ! :)

    Beijinhos*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, eu sei... Mas não tenho feito nada de nada. :D
      Mas em breve, quem sabe sábado, estou de volta (não prometo). :)

      Um beijinho

      Eliminar
    2. Humm... já vinha reclamar "again" ! ;)
      Aguardamos !

      Beijinhos *

      Eliminar
  18. Olá Jota,
    ainda bem que experimentaste esta receita, ando com vontade de fazer um bolinhos destes. Os teu estão perfeitos e tão tentadores.
    Obrigada por estares sempre presente no meu cantinho, mesmo neste período que andei mais ausente, mas como diz a música... "estou voltando", devagar, devagarinho!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá Jota :)
    eu também sou como tu. Não sou uma fã fanática e também não são dos meus bolos preferidos, mas se tiver de comer, por assim dizer, como :)
    Os teus estão muito bonitos e perfeitinhos :D

    Agradeço também pelo teu comentário no meu blogue :) vou agora tentar estar mais presente... apesar de não saber se será possível uma vez que entrei agora na faculdade e o meu curso vai exigir muito de mim. Mas vou fazer os possíveis.
    Um beijinho :3

    ResponderEliminar
  20. Olá

    Que aspeto delicioso :-) Já me imagino a comer um destes. Tenho de fazer :-)

    Vem ver o concurso que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Se pudesse roubava agora um para lanchar. Ficaram perfeitos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Cadê uma nova receita, hum??? Ai a brincadeira a acabar mal!!!
    Queremos receita, queremos receita!!! (e não me refiro àquele preparado com vinho e cerveja ;))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Obrigado a todos, que continuam a visitar e comentar. :)
    Um abraço malta!

    ResponderEliminar
  24. Não sou grande adepto mas tiro-te o chapéu pelo trabalho todo que tiveste! Ficaram lindos!

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar